AUGUSTO PIRES

Dicas, Religião, informação e Ciências...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Acordeonista Monteirinho lança novo trabalho

Conhecido artista popular, o músico e acordeonista Francisco Monteiro de Carvalho, o Monteirinho, prepara a produção do seu mais novo trabalho em CD, intitulado Acre em Música, previsto para ser lançado no próximo mês de fevereiro.

Financiado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Fundação, do governo do Estado, o CD reúne 14 composições de autoria do artista, consideradas verdadeiras pérolas da cultura popular dos seringais.

Fã de Dominguinhos, Sivuca, Trio Nordestino e Elba Ramalho, o músico traz em seu mais novo trabalho composições que revelam sua simplicidade de homem do seringal, além de traduzirem o amor pelo Acre e a preocupação com o meio ambiente, como nas músicas A luta não foi em vão (homenagem a Chico Mendes), Rio Acre e Bicharada.

“Boa parte das minhas letras vem por inspiração; em outras, as pessoas me contam um 'causos' e eu invento a letra, que traz uma mensagem social e romântica. Minha música é mais forró, marcha e bossa nova”, afirma.

Quem conhece bem Monteirinho sabe de sua herança de homem simples, filho de seringueiros, nascido no seringal Cachoeira, em Xapuri. Ele é o autêntico artista que carrega nas veias a herança nordestina e retrata em suas letras as maravilhas da Amazônia, mostrando que por essas bandas de cá também se produz forró de qualidade.

O 'forrozeiro da floresta', como costuma ser chamado pelos amigos que o acompanham, é figura indispensável nos eventos culturais, emprestando sempre sua verve de artista regional em suas apresentações acompanhado de sua banda, Os Bagunceiros do Forró. Monteirinho costuma dizer que a ordem é ninguém ficar parado, quando se apresenta em festas e bailes da capital e de outros municípios acreanos. É nesse momento que as pessoas se contagiam, embaladas pelo ritmo do forró puxado por seu inseparável acordeon.

Com mais de 50 anos dedicados à música, Monteirinho é um artista que traz a beleza poética de suas canções, feitas, como ele define, “para todos os gostos”, o que revela sua versatilidade musical.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial