AUGUSTO PIRES

Dicas, Religião, informação e Ciências...

sábado, 5 de setembro de 2015

Criança com excesso de bilirrubina no sangue sofre no Hospital de Jordão sem TFD

A jovem Rafaela Cavalcante Melo, de 22 anos, moradora do município de Jordão, localizado no interior do Acre, está vivendo um grande dilema: a emoção de ser mãe e a angustia com o quadro clínico da filha recém-nascida, diagnosticada com excesso de bilirrubina no sangue, uma doença conhecida como icterícia.
O laudo médico aponta que a bebê de apenas 10 dias de vida apresentou icterícia, uma doença considerada comum entre os recém-nascidos, mas que precisa ser urgentemente diagnosticada, já que segundo especialistas, pode ser sintoma de outra doença subjacente.
Em contato com o ac24horas, o médico Márcio Rogério, afirmou que o quando da paciente é estável, mas alertou para a necessidade de outros exames considerados essenciais para um diagnostico mais preciso. O Hospital da Jordão não dispõe de estrutura para esse tipo de atendimento.
“O quadro dela é estável e está respondendo bem ao tratamento. No entanto, a falta de estrutura impossibilita que façamos os exames laboratoriais aqui no município”, disse o doutor Márcio Rogério, ao justificar a solicitação de tratamento fora de domicílio (TFD).
O encaminhamento foi datado no último dia 29 de agosto e até a presente data, mãe e filha aguardam a liberação das passagens para seguirem à capital acreana, Rio Branco. Questionado sobre a demora no processo, o doutor Márcio informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) liberou o pedido, mas, que não está havendo consenso por parte da direção regional do TFD.
“Todas as tentativas estão sendo frustradas. Raramente atendem nossas ligações e não nos dão uma solução”, destacou o especialista.
O OUTRO LADO:
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria de saúde do estado do Acre, no inicio da tarde de hoje foi liberado o Tratamento Fora de Domicílio da paciente e da acompanhante. “Falta apenas confirmar o voo, mas até este final amanhã acontece a transferência para Rio Branco”, informou a assessoria.

Da redação de ac24horas  
05/09/2015 10:30:34

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial