AUGUSTO PIRES

Dicas, Religião, informação e Ciências...

terça-feira, 21 de outubro de 2014

biografia DILMA

Dilma Vana Rousseff, 66, nascida em Belo Horizonte, é filha de Pedro Rousseff, um búlgaro naturalizado brasileiro, e de Dilma Jane Coimbra Silva.
Tinha 16 anos quando o golpe militar depôs o presidente João Goulart. Aderiu cedo à militância política e integrou grupos de combate à ditadura. Fez parte do Colina (Comando de Libertação Nacional), que se fundiu à VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), dando origem à VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares).
Aos 19 anos, foi presa em São Paulo e levada às dependências da Operação Bandeirante, onde foi torturada. Transferida para Minas Gerais e, depois, para o Rio de Janeiro, cumpriu quase três anos de prisão. Ela foi solta em 1972. Posteriormente, pediu indenização aos três Estados.
Pouco depois de ser libertada, mudou-se para Porto Alegre, onde se formou em economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez campanha pela Anistia em 1979 e ajudou a fundar o PDT (Partido Democrático Trabalhista) no Rio Grande do Sul.
Em 1986, virou secretária da Fazenda do então prefeito da capital gaúcha, Alceu Collares. Na primeira eleição presidencial direta após a redemocratização, em 1989, fez campanha para Leonel Brizola. No segundo turno, apoiou Lula. Dilma presidiu a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e, em seguida, assumiu a Secretaria de Energia do Estado. Rompeu com o PDT e, em 2001, filiou-se ao PT.
Com a eleição de Lula para a Presidência em 2002, foi chamada para integrar a equipe de transição. Em 2003, assumiu o Ministério de Minas e Energia. Em 2005, quando José Dirceu deixou o Ministério da CASA Civil devido a seu envolvimento com o escândalo do mensalão, Dilma assumiu a pasta.
Em abril de 2009, Dilma anunciou que tinha câncer linfático. A doença foi tratada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com sessões de quimioterapia. Em 2010, elegeu-se presidente da República, derrotando o tucano José Serra no segundo turno.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial